quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Insistem em sangrar o Velho Chico

Texto do Professor Martins

Apesar dos visíveis sinais de sucumbência do rio São Francisco, o Governo Federal continua afirmando a intenção de levar em frente o famigerado projeto de transposição de suas águas, sempre usando as falsas promessas de que o uso da água será para dessedentação humana e utilização pelos pequenos criadores e agricultores. Mas, quem raciocinar um pouco perceberá que tal projeto tem objetivos exclusos, escondidos por trás dessas desculpas mais que demagógicas, sendo os verdadeiros beneficiários grandes empresários e políticos que já compraram as terras por onde está programado passarem os canais que sangrarão o moribundo, mesmo sabendo que o mesmo poderá não suportar a transfusão – quer dizer, essa palavra não cabe pois quando se realiza uma transfusão retira-se um líquido e o substitui por um outro que irá causar um benefício ao indivíduo; mas nesse caso o Velho Chico apenas terá suas águas desviadas por dois canais para atender a um capricho do Governo, com fins visivelmente eleitoreiros. Isso fica claro quando lembramos que no tempo em que eram oposição os petistas lutavam acirradamente para reprovarem o projeto da Transposição. Hoje, que estão no poder, lutam pra aprovar o tal projeto, buscando conseguirem apoio nas regiões que pretendem receber a água, e assim conseguirem manter-se no poder.

Mas não conseguirão realizar essa obra, se houver uma mobilização da sociedade buscando barrar essa loucura desenfreada. Os representantes dos estados banhados pelo São Francisco precisam intensificar as ações para impedir qualquer possibilidade de se realizar essa insanidade contra esse rio, que recebe o título de Rio da Unidade Nacional. Não podemos ficar nessa inércia, esperando que algo grave aconteça para podermos tomar uma atitude. Temos que nos anteceder aos fatos. Recentemente os representantes do estados que querem se beneficiar com a transposição fizeram uma conferência em prol do Projeto. E nós? O que estamos fazendo?

Repito: temos que nos anteceder aos fatos. Quando os inimigos do rio conseguirem uma liminar qualquer pra iniciar as obra e tentarmos barrá-la, poderá ser difícil ou quem sabe, tarde demais. Temos que ampliar a luta contra a transposição. Os vereadores dos municípios, os prefeitos, os deputados, as entidades e o povo deve tomar a dianteira nessa batalha e exigir obras que garantam a sobrevivência do São Francisco. Campanhas devem ser desenvolvidas para aumentar a conscientização de todos. Devemos aproveitar as discussões do momento para incluir nas grades curriculares das escolas, disciplinas que envolvam os jovens nas questões de defesa do meio ambiente; de proteção à natureza, em fim, de cuidados para termos uma qualidade de vida cada vez melhor.

Ou tomamos atitudes como essas agora, ou estamos condenados a ver, num futuro não muito distante, a criação de departamento especial para recuperação do São Francisco; para tomar medidas no sentido de tentar refazer o que foi destruído, correndo o risco de já ser muito tarde; estando o Velho Chico em estado terminal, e não existindo transfusão de qualquer bacia, capaz de recupera-lo.

Nenhum comentário: